24 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho autoriza nesta sexta construção de sétima UPA em Maceió

Essa é a quinta UPA erguida exclusivamente com recursos estaduais na capital alagoana

O Governo do Estado irá construir a sétima Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Maceió, que ficará localizada no bairro Chã da Jaqueira.

A assinatura da ordem de serviço pelo governador Renan Filho e o secretário da Saúde, Alexandre Ayres, que vai resultar no início das obras, acontece hoje (11) às 10h, no Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, onde o novo equipamento de saúde será erguido. Essa é a quinta UPA erguida exclusivamente com recursos estaduais na capital alagoana.

A autorização da obra terá transmissão pelas redes sociais do Governo de Alagoas (Instagram e Facebook). Antes da solenidade, o governador Renan Filho inspecionará as obras de construção da UPA de Jaraguá, às 9h.

A UPA da Chã da Jaqueira, que será do tipo III, terá investimentos do Tesouro Estadual da ordem de R$ 6,2 milhões. O novo equipamento de saúde será construído no terreno onde atualmente funciona o Ambulatório 24 Horas Dom Miguel Câmara, conforme projeto da Assessoria de Engenharia e Arquitetura da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

Outras quatro unidades (Jacintinho e Tabuleiro, em funcionamento, e Jaraguá e Cidade Universitária, que estão em construção) são fruto de investimentos próprios do Estado. Já as UPAs do Benedito Bentes e Trapiche receberam tanto recursos estaduais quanto do governo federal.

“Além das UPAs do Benedito Bentes e do Trapiche, que foram construídas com recursos do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, Maceió vai contar com a quinta unidade erguida exclusivamente pelo Governo do Estado. Este investimento é mais uma comprovação que a saúde pública é prioridade da atual gestão e, quando estiver em funcionamento, irá ampliar a assistência pré-hospitalar”. Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.

Estrutura

Assim como as UPAs já em funcionamento, a unidade da Chã da Jaqueira vai contar com leitos de observação e de urgência, sendo referência nas áreas de clínica geral, pediatria, ortopedia e odontologia. Irá contar também com consultórios, serviço de exames de raios-X e eletrocardiograma, além de salas de gesso e nebulização e laboratório de análises laboratoriais.

Quando estiver em funcionamento, a UPA da Chã da Jaqueira irá atender 350 usuários diariamente, mediante classificação de risco, com assistência de domingo a domingo, 24 horas por dia. Além de pacientes com crise de hipertensão, suspeita de infarto e derrame, a unidade deve assistir àqueles que tenham febre alta e pequenas fraturas.