25 de julho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho renova decreto de distanciamento em Alagoas por mais 15 dias

Decisão acontece no mesmo dia da confirmação de mais 21 mortes, incluindo a de um adolescente de 13 anos sem comorbidades

O governador Renan Filho confirmou, em suas redes sociais, a renovação do atual decreto de distanciamento social de distanciamento social por mais 15 dias.

A situação epidemiológica de Alagoas em relação à Covid-19 não permitiu flexibilizações e o estado seguirá na Fase Vermelha por mais duas semanas.

Hoje, inclusive, a Sesau (Secretaria de Saúde de Alagoas) confirmou o óbito de mais 21 alagoanos, incluindo um adolescente de 13 anos, sem comorbidades. Em seu tweet, Renan Filho pede: “evitem aglomerações, usem máscaras, vacine-se quando chegar sua vez”.

Alexandre Ayres, titular da Sesau, já havia adiantado que não havia possibilidade flexibilizar nada. Confira a lista com algumas medidas do atual decreto:

  • Vedado o acesso, a circulação e utilização das praias, marinas, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado, domingo e feriados, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
  • Lojas do Centro funcionam das 9h às 17h, de terça a sexta-feira, e permanecem fechadas a segundas-feiras, além de fins de semana e feriados.
  • A regra é a mesma para as lojas de rua e galerias, mas com horário de funcionamento diferente: 10h às 18h;
  • A abertura dos shopping centers fica vedada também às terças-feiras, além de fins de semana e feriados, e horário de funcionamento entre 11h e 20h.
  • No caso dos bares, restaurantes e estabelecimentos congêneres, o funcionamento aos sábados e domingos poderá ocorrer apenas por serviços de entrega, inclusive por aplicativo, e na modalidade “Pegue e Leve”, sendo expressamente proibido o consumo local, tanto de bebidas quanto de comidas. Entre segundas e sextas, o funcionamento normal é liberado das 5h às 20h.
  • Academias, clubes e centros de ginásticas também podem abrir as portas entre segunda e sábado, das 5h às 21h, mas têm funcionamento proibido aos domingos e feriados.
  • Restrição de horário de circulação das pessoas nas ruas e logradouros públicos das 21h às 5h.
  • Teatros, museus, parques temáticos e cinemas voltarão a ter o funcionamento restringido.

Números da Covid

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), desta quinta-feira (10/06), confirma mais 870 novos casos de Covid-19 em Alagoas. Dessa forma, o estado tem um total de 200.870 casos confirmados do novo coronavírus até o momento, dos quais 3.367 estão em isolamento domiciliar.

Outros 191.693 pacientes já finalizaram o período de isolamento, não apresentam mais sintomas e, portanto, estão recuperados da doença. Há 16.237 casos em investigação laboratorial. Foram registradas 21 mortes em território alagoano. Com isso, Alagoas tem 4.943 óbitos por Covid-19.

Óbitos

No boletim desta quinta-feira (10/6), mais 21 mortes foram confirmadas, laboratorialmente, por causa do novo coronavírus, sendo nove vítimas da capital alagoana e 12 do interior do Estado.

As vítimas de Maceió eram seis homens, sendo um de 54, um de 58, um de 60, dois de 67 e um de 72 anos, além de três mulheres de 44, 47 e 53 anos.

Em relação às 12 vítimas que residiam no interior do Estado, eram sete homens de 13, 25, 28, 40, 43, 48 e 67 anos, além de cinco mulheres de 29, 51, 57, 60 e 61 anos.

Leitos de Covid-19 do Estado

Dos 1.428 leitos criados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para atender, exclusivamente, pacientes com suspeita e confirmação de infecção pelo novo coronavírus, 910 estavam ocupados até às 16 horas da quarta-feira (9/6), o que corresponde a 64% do total.

Atualmente, 356 pacientes estão em leitos de UTI, 15 ocupando leitos intermediários e 539 em leitos de enfermaria. Para acompanhar a evolução da ocupação dos leitos exclusivos para Covid-19, acesse http://www.alagoascontraocoronavirus.al.gov.br/