15 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Renan Filho renova decreto por mais 14 dias e regras não mudam

Após o feriado da Semana Santa, as medidas anunciadas podem ser revistas em relação a segmentos específico

O governador Renan Filho (MDB) anunciou, no final da tarde desta terça-feira (30), decidiu prorrogar por mais 14 dias as atuais medidas de distanciamento social em Alagoas.

A única mudança em relação ao decreto anterior é que a sexta-feira da Paixão será incluída para fechamento de praias, assim como sábado e domingo.

Com isso, ele manteve todo o estado na fase vermelha. Entretanto, após o feriadão da Semana Santa, as medidas serão reavaliadas na segunda-feira, 5 de abril, o que poderá trazer mudanças no distanciamento social. Mas nos últimos três dias, o boletim epidemiológico da Sesau registrou 22 mortes e um total de 150 mil casos do novo coronavírus.

Ficam proibidos:

  • a abertura de bares e restaurante com atendimento presencial, podendo operar em delivery e no sistema pegue e leve;
  • e o acesso a praias, rios e lagoas, inclusive os calçadões, no sábado e domingo, para qualquer tipo de atividade comercial ou social, bem como atividades físicas.
Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O funcionamento de academias de ginástica fica limitado a 30% do público, mas a prática esportiva será vedada para pessoas com mais de 60 anos de idade ou com comorbidade.

A operação do transporte intermunicipal em todo o estado também estará limitada a 30% de lotação nos veículos.

As igrejas poderão funcionar com a capacidade reduzida: apenas 30% do total. Salões de beleza e barbearias deverão atender exclusivamente a partir de agendamento e com capacidade reduzida para 50%.

No caso do comércio, os estabelecimentos seguem com permissão para funcionar, mas com alteração nos horários:

  • para as lojas localizadas no Centro, o funcionamento será das 9h às 17h, com fechamento obrigatório aos sábados, domingos e segundas-feiras;
  • lojas de rua e galerias funcionarão das 10h às 18h, com funcionamento vedado também aos sábados, domingos e segundas;
  • no caso dos shoppings, o horário será das 11h às 20h, com fechamentos aos sábados, domingos e terças-feiras.