15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Saúde de Maceió lança edital para selecionar profissionais para o PET Saúde

Processo seletivo é destinado a profissionais de saúde e busca fortalecer as ações de ensino-serviço-comunidade

Saúde de Maceió lança edital para selecionar profissionais para o PET Saúde
Foto: Arquivo/SMS

A Secretaria de Saúde de Maceió lança nesta terça-feira (5) edital público para seleção de preceptores que devem atuar no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE/Gestão e Assistência).

A iniciativa é voltada para o fortalecimento das ações de ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

A seleção é direcionada a profissionais de saúde que atuam no 3º, 6º e 7º distritos sanitários, sede da Secretaria de Saúde e Vigilância em Saúde.

As inscrições podem ser realizadas no período de 6 a 10 de julho via e-mail e os participantes selecionados assumirão a função de preceptores e executarão o programa no município de Maceió com duração de 12 meses, em uma parceria da SMS com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e com o Centro Universitário Cesmac. A seleção será feita com base na análise curricular dos candidatos, conforme critério estabelecidos no edital.

De acordo com o documento, haverá o preenchimento de 20 vagas – que devem contemplar ações nos seguintes eixos:

  1. Gestão, Vigilância, Educação em Saúde, Indicadores de Saúde na Pandemia da Covid-19, Gestão do Cuidado e Gestão da Educação Permanente;
  2. Vigilância e Promoção à Saúde, Doenças Crônicas, Saúde Mental, Iniciativas de Atenção, Gestão e Educação em Saúde com foco na pandemia da Covid-10 e na Política Nacional de Humanização.

As vagas vinculadas ao PET-SAÚDE/Gestão e Assistência em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) são destinadas a profissionais de saúde de nível superior dos cursos de nutrição, psicologia, educação física, enfermagem, serviço social, medicina, farmácia e odontologia, preferencialmente estatutários, vinculados as Unidades de Saúde e dispositivos de saúde do município de Maceió nos 6º e 7º distritos sanitários.

Já as vagas vinculadas ao PET-SAÚDE/Gestão e Assistência em parceria com o Centro Universitário Cesmac são destinadas a profissionais de nível superior das áreas de psicologia, fisioterapia, enfermagem, serviço social, medicina e odontologia, preferencialmente estatutários,  vinculados as Unidades de Saúde e dispositivos de saúde do município de Maceió no 3º Distrito e sede da SMS.

Os profissionais que devem concorrer às vagas devem ter experiência em preceptoria, devendo estar envolvidos em atividades de integração ensino – serviço – comunidade.

Sobre as inscrições e resultados

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição e enviá-lo juntamente com toda a documentação solicitada exclusivamente via e-mail para [email protected], em arquivo PDF devidamente assinado entre os dias 06 de julho a 10 de julho de 2022. Não serão considerados e-mails recebidos após este prazo.

A partir do dia 12 de julho serão realizadas as entrevistas com os candidatos classificados que serão avisados através do e-mail informado no ato da inscrição.

O resultado final do processo seletivo está previsto para o dia 21 de julho, com início das atividades previsto para o dia 1 de agosto de 2022.