22 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Saúde promove hoje serviços para trabalhadores do Porto de Maceió

Atividade faz parte do projeto federal “Saúde nos Portos”

Saúde promove serviços para trabalhadores do Porto de Maceió nesta segunda-feira
Foto: Reprodução Internet

As equipes do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem e da Gerência de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participam, nesta segunda-feira (11), de mais uma ação do projeto nacional “Saúde nos Portos”.

Desenvolvido nos portos brasileiros desde 2015, em uma parceria do Ministério da Infraestrutura com o Serviço Social do Transporte (SEST/SENAT), o projeto tem a finalidade de aproximar os serviços de saúde dos trabalhadores portuários e motoristas do transporte de carga, conscientizando a todos sobre a importância dos cuidados com a saúde e da adoção de hábitos saudáveis, para a melhoria de sua qualidade de vida.

No local, as áreas técnicas da SMS disponibilizarão, das 8h às 14h, testes rápidos para Hepatites B e C e Sífilis – com direito ao aconselhamento das equipes e orientações pessoais e coletivas – além de orientações sobre educação sexual, preservativos e locais onde procurar atendimento, sobretudo, os corujões da saúde, unidades que funcionam com horário estendido, das 7h às 21h.

“Atendemos ao convite da administração do Porto de Maceió, com a previsão de atendimento para 150 homens, visando levar serviços e informações para esse público, que tem um horário de trabalho bem diversificado, promovendo ações de saúde e fazendo o encaminhamento para as unidades do município, evitando que se tornem propagadores de doenças, pela falta de cuidado”. Camila Calaça, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde do Homem.

Além das áreas técnicas da SMS, outras instituições parceira estarão participando da ação, com serviços como aferição de pressão arterial e medição da glicemia, entre outros.