26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Tonholo e Eliane vencem primeira etapa da disputa pela Reitoria da Ufal

Chapa 1 arrebatou 55,8% dos votos válidos

Nos momentos finais da apuração,  nas redes sociais, no início da noute desta sexta-feira, professor Tonholo, acompanhado das jornalistas Simoneide Araújo, Diana Monteiro e Mparcia Rejane, servidoras da Ufal, agradeceu o apoio de todos os que o elegeram.

Não precisou de segundo turno. O professor Josealdo Tonholo, do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), está no topo da lista tríplice que vai  ser submetida ao Ministério da Educação (leia-se presidente Jair Bolsonaro) para esccolha de quem vai liderar a reitoria, por quatro anos,  a partir do 2021.

O clima é de comemoração entre os apoiadores da Chapa 1,  de Tonholo, que tem a professora Eliana Cavalcanti como vice-reitora.  Afinal, eles arrebataram 55,8%  dos votos válidos.

A atual reitoria, professora Valéria Correia, Chapa 2,  obteve 31,74% dos votos válidos. Teria mais 8,74% dos votos válidos , caso não tivesse ocorrido racha com o atual vice-reitor, José Vieira. Este, por sua vez, representante da Chapa 4, poderia ter obtido mais 31,74% dos votos válidos (pelo motivo inverso). Ainda assim, unidos, eles só teriam conseguido 40,48% dos votos.  Em quarto e último lugar (portanto, fora da lista tríplice de consulta), a Chapa 3, do professor Alexandre Toledo, monarquista dos mais convictos, que obteve apenas 3,94 % dos votos.

No total, Tonholo e sua vice Eliane Cavalcante, diretora do Campus de Arapiraca da Ufal,  tiveram 4089 votos de estudantes, 755 votos de técnicos e 809 votos de docentes da instituição. Primeiro round da batalha vencido, resta, agora, saber se o Governo Federal vai respeitar a vontade da maioria dos docentes, discentes e funcionários da Ufal.

Em junho deste ano,  na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), quando Bolsonaro escolheu para reitor o professor Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo, segundo colocado na lista tríplice, rompendo a tradição do Governo Luva de nomear  os primeiros colocados na lista encaminhada pelas instituições de ensino. E, mais recentemente, o professor Fábio Josué Souza dos Santos foi nomeado novo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), mesmo tendo sido o terceiro colocado na lista tríplice, enviada à Presidência da República. É esperar o desenrolar dos fatos.

Pos doutor pelo Departamento de Materiais da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, Tonholo também tem mestrado e doutorado em Físico-Química pelo Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP).  Na Ufal e fora dos muros da universidade, é respeitado pela dedicação à Gestão em Ciência, Tecnologia e Inovação, Sistemas de Inovação, Empreendedorismo Inovador, Proteção do Conhecimento, Transferência de Tecnologia, Interação Universidade-Empresa e Incubadoras de Empresas/Parques Tecnológicos. Desde 2015, é pró-reitor da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec).