28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

TV Pajuçara demite jornalistas que entraram em greve contra redução do salário

Gernand Lopes e Oscar de Mello estão entre os sete jornalistas e dois cinegrafistas demitidos da afiliada da RecordTV

Atualização: mais cinco profissionais foram demitidos no dia seguinte (6)

Após as demissões do grupo Arnon de Mello, que TRT já julgou ser contrária, outra emissora alagoana partiu para o desligamento de funcionários que realizaram uma greve legal.

Desta vez, os profissionais que lutaram contra a redução de 40% do piso salarial e foram demitidos trabalhavam na TV Pajuçara. O anúncio das demissões da afiliada da RecordTV em Alagoas foi feito nesta segunda (5). São sete jornalistas e dois cinegrafista.

Um dos jornalistas demitidos foi Gernand Lopes, apresentador do programa “Fique Alerta” local, programa responsável pelo maior faturamento da emissora. Gernand Lopes tinha mais de 17 anos na casa e começou como repórter e desde 2012 ancorava o programa.

Outros quatro profissionais do telejornal “Pajuçara Noite”, também foram demitidos: Juliana dos Anjos e Alberto Fonseca eram os apresentadores e foram convidados para assumir a bancada em janeiro deste ano; além deles, Esther Carvalho, editora do telejornal, e Rafael Alves, que tem quase 10 anos na casa e atuava como repórter há 5 anos, também foram demitidos.

A justificativa dada na hora da demissão para os funcionários foi o término do programa, mas todos os demitidos participaram da greve dos jornalistas, que ocorreu no mês passado.

Oscar de Melo, apresentador do Cidade Alerta Alagoas, também foi demitido. Oscar apresentava o programa desde 2014 e também aderiu a paralisação da categoria.

Assim como ele, Henrique Pereira deixou a emissora onde era repórter de comunidade para os programas Balanço Geral, Fique Alerta e Cidade Alerta desde março de 2015. Henrique Pereira também foi desligado da Rádio Pajuçara.

Além destes, os repórteres cinematográficos Milton Cavalcante e Deoclécio Passos também foram desligados da emissora.

As nove demissões na afiliada da RecordTV se somam às outras quinze que ocorreram menos de 12 horas do fim da greve na TV Gazeta, afiliada da TV Globo.

No total, 24 profissionais foram desligados até o momento como retaliação pela adesão ao movimento grevista. O Sindicato dos Jornalistas já está ciente das demissões e tomando todas as providências.

10 Comments

  • Avatar Matheus R. Cavalcanti

    Acredito que a audiência não será a mesma com esses desligamentos por motivo justo, pois, todo o profissional tem direito de lutar por melhores condições de trabalho e remuneração, uma desvalorização do trabalho profissional jornalístico notável entre os telespectadores.

  • Avatar Maria luciene

    Pobreza,a TV pajuçara sò tem a perder e é bom que o sindicato dos jornalista tome providencias sobre isso e a justica faça o mesmo que fez com a gazeta.

  • Avatar PEDRO

    É muito triste e falta de respeito o que a TV pajuçara fez com os seus repórteres e telespectadores. Greve é permitido por Lei, se não fosse ninguém reivindicava seus direitos. Que absurdo TV pajuçara, demitir um profissional como Oscar de Melo, um excelente profissional e competente no que faz. Perderam mais 5 telespectadores.

  • Avatar Edja

    TV PAJUCARA LAMENTAVEL BANDO DE OPORTUNISTAS.. COMO SE DEMITE PROFISSIONAIS COMO GERNANDLOPES OSCAR DE MELO HENRIQUE. VCS VÃO PERDER MUITO. NINGUEM TEM O DIREITO DE LUTAR POR ALGO MELHOR? POBRES DE ESPIRITO.. .

  • Avatar Gilson

    Veja so nao concordo com greve acho que quando uma empresa nao esta suprindo nossas espectativas agente procura outra
    Por outro lado porque existir o direito de greve ae quem faz e demitido?

  • Avatar Jurandir Machado da Cunha

    Essa de reduzir em 40% o piso da categoria não existe em lugar algum !!!!, triste situação dos jornalistas em Alagoas .

Comments are closed.