26 de outubro de 2020Informação, independência e credibilidade
Brasil

Universidade inicia nesta quarta-feira testes de vacina contra o Covid-19

Em parceria com o Hospital Universitário, a UnB pretende testar a vacina em 850 voluntários.

Vacina começa a ser testada na Universidade de Brasília

A partir desta quarta-feira, 5, a Universidade de Brasília (UnB) começa a testar a vacina contra o Covid-19, em parceria com o Hospital Universitário (HUB).

A universidade irá vacinar os cinco primeiros participantes, todos profissionais de saúde, que não tiveram a doença e atuam no atendimento a pacientes infectados pelo novo coronavírus.

O HUB é um dos 12 centros no Brasil que participam da fase 3 do ensaio clínico nacional, coordenado pelo Instituto Butantan, em São Paulo.
O ensaio foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e irá testar a eficácia do produto desenvolvido pela farmacêutica Sinovac Biotech. A vacina, chamada de CoronaVac, é inativada e aplicada em duas doses, com intervalo de 14 dias entre elas.
O grupo que desenvolverá a pesquisa no Hospital Universitário conta com uma equipe multiprofissional de 25 pessoas especificamente dedicadas ao projeto, com a responsabilidade de incluir e acompanhar em torno de 850 voluntários.
O HUB preparou a infraestrutura para acolher os participantes e o projeto será desenvolvido seguindo  as normas nacionais e internacionais de boas práticas em pesquisa clínica.
O cronograma de testes ainda não tem data para terminar. As equipes vão adequar rotinas e protocolos de atendimento nos primeiros dias para vacinar entre 20 e 40 voluntários, até alcançar a meta de, aproximadamente, 850 pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.