26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Vigilância sanitária apreende mais de 500Kg de carne estragada em Maceió

Operação foi realizada no fim de semana e ao todo foram apreendido mais de 900 kg de alimentos vencidos

Carne estragada apreendida pela Vigilância Sanitária em Maceió

A Vigilância Sanitária de Maceió apreendeu, neste final de semana (11 e 12), mais 920 quilos de alimentos fora do prazo de validade e impróprios para consumo humano. Eles estavam à venda em estabelecimentos comercias localizados nas partes alta e baixa da capital alagoana.

A fiscalização encontrou alimentos visivelmente estragados e em más condições de armazenamento e conservação. No sábado (11), foram apreendidos mais de 500kg de carnes nos bairros de Cruz das Almas e Mangabeiras.

“Durante fiscalização em supermercados e frigoríficos desses dois bairros, foram retirados de circulação 550kg de carnes bovina e suína fora do prazo de validade, além de queijo, presunto e salsicha inadequados para o consumo, em consequência de inconformidades com as condições sanitárias”, informa o coordenador da Vigilância Sanitária Municipal, Airton Santos.

No domingo (12), as equipes estiveram em bairros da parte alta de Maceió, onde foram fiscalizados frigoríficos e avícolas, resultando na apreensão de mais 370kg de alimentos inadequados para o consumo. Na região foram apreendidos carnes, linguiça, presunto, queijos e iogurtes, entre outros produtos.

“A Vigilância está de olho vivo, atenta a qualquer situação que ofereça risco sanitário à população de Maceió. Da mesma forma que oferecemos capacitações educativas e orientações sobre boas práticas de conservação, manipulação e armazenamento de alimentos a comerciantes e produtores, temos a missão de eliminar o risco sanitário”, informa o coordenador.

Ele lembra ainda que o consumidor pode auxiliar nesse trabalho, em nome da própria saúde e da cidadania, acionando a Vigilância sempre que observar que determinado estabelecimento descumpre as normas sanitárias.

“A população tem nos ajudado a identificar e retirar de circulação mercadorias impróprias. O Disque Denúncia pode ser acionado pelo número 3312-5495 e o cidadão pode solicitar a inspeção de estabelecimentos que apresentem potenciais irregularidades sanitárias”, orienta Airton Santos.

Os estabelecimentos flagrados com inconformidades sanitárias que apresentem riscos à saúde da população são autuados e multados, podendo, inclusive, ser interditados, a depender da infração.