22 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Workshop discute o futuro da eucaliptocultura em Alagoas

Durante o evento, totalmente on-line, serão apresentados os resultados de experimentos feitos para avaliar o potencial desta cultura no estado

Atualmente, existem mais de 19 mil hectares de florestas de eucalipto plantados em solo alagoano | Assessoria

A Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), o Sebrae e a Embrapa promovem nesta terça-feira, 19, workshop com o tema “A viabilidade da Eucaliptocultura em Alagoas”.

Durante o evento, totalmente on-line, serão apresentados os resultados de experimentos feitos para avaliar o potencial desta cultura em Alagoas. As inscrições podem ser feitas no endereço www.fiea.com.br/eucaliptocultura, onde também está disponível a programação do workshop.

A cultura tem grande potencial no Estado que, juntamente com o sul de Pernambuco, vem obtendo excelentes resultados em aproximadamente uma década de estudos. Atualmente, existem mais de 19 mil hectares de florestas de eucalipto plantados em solo alagoano. Cerca de 80% da produção são exportados para os estados vizinhos da Bahia e Pernambuco, onde atendem à indústria de celulose e à produção de biomassa.

A expectativa é de crescimento do setor, com a instalação de uma grade indústria produtora de MDF em Alagoas a partir de 2024. Assim, na próxima década, a empresa terá que triplicar a sua atual área plantada, que hoje é de 13.800 hectares.

Também será instalada uma usina de termovapor no Polo Multifabril de Marechal Deodoro a partir de 2024, segundo informa o engenheiro florestal Marcos Rezende, que é consultor e atua neste segmento.