28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Abrasel e músicos se reúnem com JHC para retorno de apresentações ao vivo em bares e restaurantes

Categoria tem expectativa de que até quarta seja publicado um decreto municipal permitindo o retorno das atividades em Maceió

Representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) se reuniu nesta segunda (4) na sede da Prefeitura de Maceió, desta vez com o novo prefeito, JHC, para reiniciar um diálogo sobre o retorno de apresentações musicais nos bares e restaurantes da capital.

Desde o decreto do governo do Estado, publicado em 24 de dezembro, apresentações ao vivo nestes estabelecimentos estão proibidas, como forma de impedir o avanço do contágio do novo coronavírus. Desde então, a categoria se mostrou contrária à medida.

Na reunião de ontem, além de representes da Abrasel, estavam exatamente estes músicos, que apresentaram à nova gestão da prefeitura o projeto  “Vamos aplaudir sentados”. Este, trouxe um protocolo específico a ser seguido pelas casas que quiserem promover a realização de apresentações musicais.

O comitê dos artistas, que representou os músicos do estado, reforçou que mais de 12 mil músicos estavam temporariamente sem fonte de renda, vista a suspensão da realização dos eventos.

O prefeito JHC enfatizou sobre o retorno ser necessário “com a devida segurança para todos”. Explicitou ainda que a permissão para as apresentações musicais serão acompanhadas de um protocolo sanitário obrigatório para os estabelecimentos.

O secretário de saúde, Pedro Madeiro, pontuou que os músicos são grandes aliados no combate à pandemia e estava seguro do retorno das atividades. Miriam Monte, secretária da cultura, também esteve presente, também demonstrou apoio.

Thiago Falcão, presidente da Abrasel, apresentou o protocolo da campanha “Vamos Aplaudir Sentados” de forma oficial, e deixou a Associação à disposição para auxiliar durante todo o processo de acompanhamento nesse retorno.

As últimas ponderações da noite foram do prefeito JHC que enfatizou sobre o retorno ser necessário “com a devida segurança para todos”. Explicitando que a permissão para as apresentações musicais serão acompanhadas de um protocolo sanitário obrigatório para os estabelecimentos.

A reunião foi finalizado com a expectativa de que na quarta-feira (6) seja publicado no decreto municipal uma permissão, conforme discutido, referente a realização de eventos musicais nos bares e restaurantes da capital.