4 de dezembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Covid-19: Sem espaço, novos túmulos são abertos até no calçamento do Cemitério São José

Algumas das novas valas, no cemitério do Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió, já foram até ocupadas

Já circula nas redes sociais um vídeo feito no Cemitério São José, localizado no Trapiche da Barra, parte baixa de Maceió, em que valas estão sendo abertas até mesmo no calçamento.

Os novos espaços foram necessários por causa do aumento do número de mortes causadas pela pandemia do novo coronavírus. O paralelepípedo precisou ser removido para as novas covas. Algumas delas, inclusive, já foram ocupadas.

Antes da pandemia, eram registrados de 06 a 08 sepultamentos por dia nos cemitérios públicos. No entanto, na última semana, o número passou para uma média diária de 20 a 30 sepultamentos.

Para atender a demanda, a Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), que administra os cemitérios públicos, ampliou a capacidade como medida emergencial a fim de evitar um colapso no sistema funerário.

“O número de sepultamentos tem aumentado, como vem sendo apresentado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde, e nos mobilizamos para atender a demanda e evitar um colapso no sistema funerário. Traçamos estratégias, com foco maior na ampliação da capacidade dos sepultamentos, e discutimos a situação com o MPE. Caso necessário, vamos avaliar ainda a possibilidade de adquirir espaços nos cemitérios particulares da capital”. Gustavo Acioly Torres, titular da Sudes.