25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

‘Fique firme’: Bolsonaro posta em inglês e apoia podcaster antivacina do Spotify

Neil Young e Joni Mitchell retiraram catálogos da plataforma de streaming em protesto contra divulgação de fake news

O presidente Jair Bolsonaro publicou, em inglês, uma mensagem de apoio ao apresentador americano Joe Rogan, divulgador de fake news sobre vacinação e que espalha desinformação sobre a Covid-19 nos Estados Unidos.

“Não sei o que o Joe Rogan acha de mim ou do meu governo, mas não importa. Se liberdade de expressão significa alguma coisa, significa que as pessoas devem ser livres para dizer o que elas pensam, não importa se elas concordam com discordam de nós. Fique firme. Abraços do Brasil”. Jair Bolsonaro.

Rogan, que apresenta o podcast mais ouvido no Spotify, tem sido o centro de um boicote de artistas à plataforma em razão de diversas alegações falsas sobre vacinas e a doença.

No ano passado, o apresentador já disse que a vacina seria “terapia genética” e recebeu um convidado que divulgou uma teoria conspiratória de que as pessoas estariam sendo hipnotizadas para acreditar na doença.

A polêmica fez com que a empresa perdesse mais de US$ 2 bilhões em valor na Bolsa de Valores de Nova York.

No domingo (30), o Spotify anunciou que vai adotar medidas para combater a desinformação sobre a Covid na plataforma. Em vez de bloquear os conteúdos, no entanto, a empresa sueca informou que incluirá links nos podcasts direcionando os usuários para informações verificadas e confiáveis.

Bolsonaro

O presidente ainda joga contra as medidas de contenção à Covid-19. Publicamente já foi visto dizendo que “máscara é cosia de viado”, diz que não vai se vacinar (apesar de esconder por 100 anos o cartão de vacinação) e até hoje defende remédios que não funcionam, como a cloroquina.