29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Nova sede do Hemoal Arapiraca é inaugurada em prédio amplo e moderno a partir de hoje

Horário de atendimento são: segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h

A partir desta sexta-feira (1º), a Unidade Arapiraca do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), inaugurada na tarde desta quinta-feira (31), passa a funcionar em nova sede, situada no antigo Empresarial Solution Center, no bairro Eldorado, próximo à Escola Alternativa.

Amplo e moderno, o novo prédio vai assegurar mais conforto e comodidade aos servidores, pacientes hematológicos e candidatos à doação de sangue, que continuarão sendo atendidos de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h, assim como também aos sábados, das 7h às 12h e das 13h às 16h.

Após um mês de adequações na estrutura física, que durou 30 dias, a nova sede está em total consonância com os padrões exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

Com isso, o novo Hemoal Arapiraca passa a contar com um moderno Núcleo de Captação de Doadores de Sangue, com recepção, sala do serviço social, consultórios para triagem médica, sala de coleta com quatro poltronas e lanchonete.

O novo prédio disponibiliza, ainda, o Núcleo de Laboratórios, Dispensação de Sangue e Hemocomponentes, Ambulatório de Hematologia e toda a parte administrativa.

Com isso, todo o ciclo do sangue passa a ser realizado de forma ainda mais ágil e eficiente, assegurando sangue em quantidade e com qualidade para atender a demanda transfusional dos 46 municípios que integram a II Macrorregião de Saúde, formada pelo Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.

“A partir desta sexta-feira [1º] o Hemoal Arapiraca passa a escrever uma nova história na Hemorrede Pública de Alagoas. Isso porque, a nova sede vai atender, com mais conforto, a todos os candidatos à doação de sangue e medula óssea, assim como, possibilitar mais comodidade aos nossos servidores”. Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.

Segundo a supervisora do Hemoal Arapiraca, Aurélia Fernandes, as novas instalações são modernas e possibilitam a convergência da parte administrativa, laboratorial, assistencial e de captação de doadores de sangue e medula óssea.

“Agora contamos com um espaço único, que assegura mais conforto aos nossos servidores e usuários, sejam eles doadores de sangue e medula óssea ou pacientes hematológicos, acometidos pela doença falciforme ou hemofilia”, salientou, ao enfatizar que a nova sede está localizada em um ponto estratégico do segundo maior município alagoano.

Histórico

O Hemoal Arapiraca é responsável pela coleta, processamento, armazenamento e dispensação de sangue para 14 hospitais e maternidades do Agreste, Sertão e Baixo São Francisco, bem como, pelo atendimento de pacientes hematológicos. Monitorado periodicamente pela Coordenação de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde (MS), a unidade atende a todas as especificações da Anvisa.

O órgão recebe, em média, mil doações sanguíneas por mês, abastecendo hospitais e maternidades dos 46 municípios da II Macrorregião de Saúde. O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, é o maior consumidor do sangue coletado e processado pela unidade, por ser referência em atendimentos de traumas de Média e Alta Complexidades.