25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Expresso

Prefeitura de Maceió implanta duas unidades de síndromes gripais 24h

Secretaria Municipal de Saúde reativou os serviços por conta do aumento das doenças respiratórias

Prefeitura de Maceió implanta duas unidades de síndromes gripais 24h
População pode ter acesso às unidades de síndromes gripais que funcionam durante 24 horas. Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió
A Prefeitura de Maceió amplia o atendimento à saúde, por meio da instalação do serviço 24h em duas unidades de saúde, que já estão em funcionamento desde quarta-feira (19).

Diante do aumento do número de síndromes gripais, a Secretaria Municipal de Saúde reabriu a Unidade Básica de Saúde Jorge Duarte Quintella, no Graciliano Ramos, que funcionará 24h para atendimentos exclusivos às síndromes gripais.

A Unidade de Saúde Aliomar Lins (Benedito Bentes,) que já funciona como Corujão da Saúde, atendendo das 7h às 21h, passou a funcionar 24h em ala específica para atendimento às síndromes gripais.

Desde dezembro, a unidade de Saúde Jorge Duarte estava passando por reparos para retornar à Atenção Básica, depois de um ano e três meses em que funcionou com atendimento exclusivo às síndromes gripais.

No período de maior demanda, de março a maio de 2021, a unidade Jorge Duarte chegou a fazer 9.305 atendimentos, com 3.486 atendimentos às síndromes gripais em um único mês.

A procura pelos serviços na unidade caiu nos meses seguintes, à proporção que a vacinação avançou em Maceió, resultando na redução do número de casos de Covid-19. Diante da estabilização da situação sanitária, o atendimento às síndromes gripais foi desativado no final de novembro e a unidade estava passando por reparos para reabrir como portas abertas.

“No entanto, com o aumento das síndromes gripais, agora no início de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu reativar o atendimento exclusivo às síndromes gripais nesta unidade, que já dispõe de estrutura e pessoal preparados para esta demanda”, afirma a secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes.

Funcionamento 24h

Aliomar Lins – Benedito Bentes

A unidade passar a ofertar três tipos de atendimento

– Das 7h às 17h – O atendimento é específico de Estratégia de Saúde da Família, ou seja, para aquela área cadastrada e coberta pela unidade de saúde

– Das 17h às 21h – Corujão da Saúde (já estava funcionando) – atendimento médico geral, sem especificar região de atendimento.

– Atendimento 24 horas – Apenas para síndromes gripais. Os profissionais farão triagem na entrada da unidade e haverá área específica para este tipo de atendimento. 

Jorge Duarte Quintella- Graciliano Ramos

– A unidade foi a última “Sentinela” a encerrar o atendimento específico e voltará a funcionar atendendo exclusivamente às síndromes gripais.