27 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Redução no total de mortes violentas em Alagoas é a 2ª maior do País

Estado teve queda de 22,5% comparando dados do ano passado com 2017

A Segurança Pública vive um novo momento, graças à união das forças policiais no combate à violência. A comparação feita com os demais estados aponta que Alagoas reduziu, no ano passado, 22,5% o número de mortes violentas em relação a 2017.

O percentual coloca Alagoas como o segundo que mais reduziu mortes, ficando atrás apenas de Pernambuco. Os dados da SSP subsidiaram o projeto Monitor da Violência, que divulgou, nesta quarta-feira (27) dados das vítimas de homicídios dolosos, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte, adotando o mesmo padrão utilizado pelo fórum do Anuário Brasileiro da Segurança Pública.

Segundo o levantamento, seis estados registraram uma redução superior a 20% de mortes violentas e o Brasil teve uma queda de 13% no número em 2018. Alagoas aparece à frente de Santa Catarina (-22,1%), Acre (-22,1%), Minas Gerais (-21,8%) e Espírito Santo (-21,2%). Na contagem, não estão incluídas as mortes em decorrência de intervenção policial.

Alagoas é um dos poucos estados do país que divulga em seu portal as informações referentes aos CVLIs. No site estão disponíveis relatórios mensais e anuais que detalham os homicídios, o que demonstra o compromisso com a transparência das informações.

Ações da SSP

Segundo dados do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac), da Secretaria da Segurança Pública, o ano de 2018 foi encerrado com 1.518 Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI), uma redução de 21% quando comparado com 2017, em que foram registrados 1.922 casos.

Já na comparação entre os quadriênios (2015 – 2018) e (2011 – 2014) houve uma redução de 21,7% no número de homicídios. No quadriênio anterior, 9.108 pessoas foram mortas de forma violenta no Estado. Nos últimos quatro anos, o número baixou para 7.130.

Secretário da Segurança Pública, Lima Júnior. (Foto SSPAL)

A análise criminal permite também constatar a redução entre os períodos, o que significa dizer que as ações realizadas pela Segurança Pública na atual gestão preservaram 1.978 vidas.

“Este resultado é fruto do trabalho de todos que compõem a Segurança Pública. Enquanto vários estados enfrentam graves problemas para combater o crime, aqui estamos colhendo bons resultados e reduções significativas. Esses resultados também demonstram que estamos no caminho certo”. Secretário da Segurança Pública, Lima Júnior.