26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Renan Filho e demais governadores do Nordeste se reúnem com enviado especial dos EUA

Encontro com John Kerry ocorre em resposta à carta enviada a Biden em abril pelos governadores

Depois de um dia inteiro de reuniões para debater temas estratégicos e futuras parcerias entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), os governadores do Nordeste também participarão de agenda estratégica nesta sexta-feira (30).

Eles se reúnem, por meio de videoconferência, com o Enviado Especial John Kerry, designado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para tratar de questões climáticas.

Leia mais: “Enviado especial para o clima” de Biden tem tudo para se tornar o inimigo nº 1 de Bolsonaro

O encontro ocorre em resposta à carta enviada a Biden em abril pelos governadores, inclusive assinada também pelo governador de Alagoas, Renan Filho.

O documento trata de uma coalização nacional entre estados para discutir parcerias com os EUA sobre regeneração ambiental, o equilíbrio climático, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes nas Américas e outros temas relacionados.

“Elaboramos uma carta ao presidente Joe Biden que nos respondeu e sugeriu que fizéssemos uma reunião. O Brasil é um dos países mais importantes ambientalmente do mundo, tem uma biodiversidade rica e a gente precisa estar conectado com as necessidades do desenvolvimento sustentável. É óbvio que precisamos crescer, gerar emprego, renda e distribuí-la melhor, mas precisamos, também, colaborar com a sustentabilidade do planeta”. Renan Filho.

França

O governador Renan Filho também participou, na quinta-feira (29), no Palácio do Campo das Princesas, em Recife (PE), do Encontro Comemorativo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste, a Embaixada da França e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD).

Em reunião com os governadores da região e a embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, o chefe do Executivo alagoano se colocou à disposição para firmar parcerias em áreas estratégicas como meio ambiente, ciência e tecnologia, educação, saúde e desenvolvimento social.

“Discutimos temas importantes para o Brasil e, em especial, para o Nordeste, como a sustentabilidade ambiental, a evolução na área de saneamento básico, as alternativas de geração de energias renováveis e as possibilidades para o desenvolvimento econômico, mas com justiça social, garantindo uma melhor distribuição de renda. Esse tipo de encontro é sempre importante porque a gente aproveita para trocar experiências e para conhecer novos caminhos que possam ajudar Alagoas a se desenvolver”. Renan Filho.