11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Secretário de Assistência Social e ministro da Cidadania anunciam novo prazo do CadÚnico

População terá mais 60 dias para atualizar os dados do Cadastro Único

Secretário de Assistência Social e ministro da Cidadania anunciam novo prazo para atualizar CadÚnico
Secretário Claydson Moura teve pedido atendido pelo ministro da Cidadania / Foto: Reprodução (Vídeo)

O secretário de Assistência Social de Maceió, Claydson Moura, e o ministro da Cidadania, Ronaldo Vieira Bento, anunciaram ontem, por meio de vídeo, a prorrogação do prazo para a população atualizar os dados do Cadastro Único (CadÚnico) para receber o Auxílio Brasil. A população terá mais 60 dias para atualizar os dados.

O prazo se encerrava nesta sexta-feira (15) e algumas pessoas poderiam ter o benefício bloqueado caso não fizessem a atualização. Por esse motivo, o secretário Claydson Moura, durante viagem a Brasília, se reuniu com o ministro e reforçou o pedido feito por prefeitos de várias capitais do Nordeste para que houvesse a prorrogação, e foi atendido.

“O ministro de pronto entendeu que estamos passando por um momento de muita chuva. Havia uma fila de desesperados, as pessoas iriam passar necessidade, mas agora têm mais 60 dias, até setembro, para não ter o benefício bloqueado”, expôs Moura.

Em quase todo o Nordeste, cidades foram afetadas pelas chuvas, com isso a população perdeu documentos e não conseguiu fazer a atualização cadastral. Além disso, as pastas de Assistência Social estavam voltadas ao atendimento dos afetados, como ocorreu em Maceió, que chegou a ter 15 abrigos com mais de 4 mil pessoas.

Em um vídeo gravado ao lado do ministro, Moura anunciou a novidade. “Viemos fazer esse apelo para que essa turma que pensa que sexta-feira acaba o prazo, o ministro tem uma notícia muito boa para Alagoas e para o Brasil”, disse.

“Devido a essa quantidade de pessoas que deixou para comparecer de última hora e devido aos pedidos dos municípios, a gente está editando amanhã uma prorrogação de prazo por mais 60 dias, para que os municípios possam receber as famílias para a atualização do Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais”, declarou Ronaldo Vieira Bento.

O secretário comemorou a medida do Governo Federal e reforçou que a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fará plantões e maratonas de atualização cadastral, além de visita aos bairros para busca ativa dos beneficiários.