26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Trump diz que venceu a eleição, mas contagem não terminou e ele está atrás de Biden

Presidente acredita que os adversários tentam fraudar a eleição com o estímulo ao voto por correio, que bateu recorde neste ano

O presidente Donald Trump se declarou vencedor da eleição americana na madrugada desta quarta (4), mesmo antes do encerramento da apuração dos votos, e voltou a afrontar a democracia dos EUA.

Em discurso dentro da Casa Branca, sede do governo americano, o presidente repetiu que levaria a disputa à Justiça e afirmou que a contagem dos votos deveria parar.

“Eles sabiam que não poderiam vencer e disseram ‘Vamos à Suprema Corte’. Isso é uma enorme fraude. É uma vergonha para o nosso país. Francamente, nós ganhamos esta eleição. Nós vamos à Suprema Corte, queremos que todos os votos parem, não queremos que os votos sejam encontrados até as 4 da manhã. É um momento triste”. Donald Trump.

O presidente acredita que os adversários tentam fraudar a eleição com o estímulo ao voto por correio, que bateu recorde neste ano por causa da pandemia.

Enquanto isso, a campanha de Joe Biden classificou como “ultrajantes, sem precedentes e incorretas” as declarações do presidente Donald Trump que, na madrugada desta quarta-feira (4), declarou-se vencedor da eleição americana, mesmo antes do encerramento da apuração.

Eleições nos EUA: acompanhe a apuração em tempo real

Os norte-americanos foram às urnas para definir o próximo presidente do país —o republicano Donald Trump e o democrata Joe Biden disputam a vaga.

Os eleitores também votaram para escolher cerca de um terço dos senadores e todos os 435 parlamentares da Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados), além de governadores e prefeitos. A votação incluiu ainda plebiscitos em 32 estados.