18 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Mundo

Vulcão nas Ilhas Canárias com chances remotas de provocar tsunami no Brasil entra em erupção

Região de mais risco é a setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão

Entrou em erupção neste domingo o vuclão de La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias. Lançando uma nuvem de fumaça e cinzas a partir do parque nacional Cumbre Vieja, no sul da ilha, ele chamou a atenção do Brasil por causa do risco de tsunami na costa do Nordeste.

Na quinta-feira (16), já havia sido emitido um alerta amarelo de risco de erupção do vulcão, o que chegou a provocar inclusive o temor da formação de tsunamis que poderiam atingir a costa brasileira.

A região de mais risco é a setentrional, formado por Ceará, Rio Grande do Norte e nordeste do Maranhão. O risco, porém, foi considerado muito remoto por especialistas. O alerta é importante, mas não é dos mais graves, segundo o Departamento de Geociências da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Arquipélogo

Antes da erupção, os cientistas registraram uma série de terremotos de magnitude 3,8 no parque nacional, de acordo com o Instituto Geográfico Nacional Espanhol (ING).

Logo após a erupção, o governo local pediu aos moradores que “tenham extrema cautela” e fiquem longe da área e das estradas.

De acordo com o prefeito Sergio Rodríguez, 300 pessoas foram retiradas de suas casas e enviadas para o campo de futebol de El Paso. Estradas foram fechadas devido à explosão e as autoridades pediram aos curiosos para não se aproximarem da área.

A população das aldeias vizinhas foi instruída ainda a ir a um dos cinco abrigos, e soldados foram enviados para ajudar na remoção dos moradores. Espera-se que mais residentes sejam evacuados das cidades na região.