21 de novembro de 2020Informação, independência e credibilidade
Blog

Apuração em Recife aponta disputa entre dois descendentes de Arraes no 2º turno

Representando dois partidos de esquerda – PT e PSB – Marília Arraes e João Campos estão na coladinhos, liderando o resultado das urnas

Em Pernambuco, dois descendentes do ex-governador Miguel Arraes estão na briga pela Prefeitura do Recife e podem levar dois partidos de esquerda para o segundo turno. É o que indicam os resultados até agora. Com 36,54%(*) das urnas apuradas, Marília Arraes (PT), neta do ex-governador, lidera a corrida com 28,62%. Coladinho nela, o primo João Campos (PSB) bisneto de Arraes, conta 28,14%.

Ainda é muito cedo para se pensar nesse resultado como definitivo. Bem atrás deles, com 25,79%, vem o candidato do DEM, Mendonça Filho. E ainda faltam quase dois terços das urnas. Mas a tendência de um segundo turno entre os dois primos já vinha sendo apontada nas pesquisas de intenção de voto.

Marília, é filha de Marcos, sexto filho de Miguel Arraes. E João, é filho do também ex-governador Eduardo Campos, neto de Arraes, que morreu num acidente aéreo em 2014, durante a campanha para a presidência da República.

Não é a primeira vez que Maríla e JOão disputam o mesmo cargo político. E mesmo divididos, os dois herdeiros políticos de um dos grandes articuladores da esquerda brasileira são a prova da força que ainda tem a dinastia Arraes.  Na eleição passada eles disputaram vaga na Câmara Federal e foram eleitos – os dois deputados federais mais bem votados do estado de Pernambuco.

Porém, nesta eleição de 2020 é a primeira vez que eles se enfrentam numa disputa majoritária, onde só tem espaço para um vencedor ou uma vencedora. E com certeza, isso deve acirrar a rixa e aprofundar o racha familiar, que não é de agora e tem suas razões exatamente na disputa do espaço político. Em 2016, Marília trocou o PSB – partido no qual iniciou sua carreira política como vereadora, em 2008 – pelo PT, exatamente por se sentir preterida dentro do antigo partido fortalecido e durante anos representado nacionalmente pelo seu avô.

(*) Atualização: Encerrada a apuração, os primos João Campos (PSB) e Marília Arraes (PT) foram confirmados no 2º turno. Ele, com 29,17% dos votos e ela com 27,95%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.