26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Arthur Lira agora é alvo de bolsonaristas com pressão, ofensas e fake news

“Bomba!!! Lira fraudou a votação. Brasília vai explodir!!!” é uma das besteiras que andam compartilhando, assim como incentivo à greve de caminhoneiros

Os grupos bolsonaristas de Whatsapp e Telegram já estão no esquenta para as manifestações em 7 de setembro. E entre as convocações para os atos a favor de Jair Bolsonaro, com as costumeiras ofensas ao STF e Senado, os seguidores do presidente têm agora um novo alvo: Arthur Lira (PP-AL), presidente do Congresso e principal aliado de Bolsonaro.

E acha que fato ou realidade faz parte das mensagens. “Bomba!!! Lira fraudou a votação. Brasília vai explodir!!!”, diz uma das mpostagens, referindo-se à sessão da Câmara que descartou a PEC do voto impresso.

Não bastassem as mentiras, o extremismo também está presente na convocação para a manifestação do dia 7. Em alguns vídeos, homens que se apresentam como caminhoneiros dizem que vão fechar as estradas federais como protesto até a saída dos ministros do Supremo. Semelhante a que pediu o cantor Sérgio Reis, que hoje recebeu uma visita da PF.

Em uma das gravações, um bolsonarista com camisa da seleção brasileira mostra vários motorhomes como se fossem caminhões e diz que a categoria dos caminhoneiros vai aderir ao ato. Isso, claro, não é verdade. Assim como mensagens com áudios falsificados dos ministros Braga Netto (Defesa) e Tereza Cristina (Agricultura) também foram enviados aos grupos.

Como mostram as informações do colunista Chico Alves, do UOL, eles vivem em uma realidade paralela.