26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Aziz anuncia reta final de CPI e marca votação de relatório para 20 de outubro

Próxima semana deve ser a última de diligências

O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), anunciou hoje que a votação do relatório do colegiado, a ser entregue por Renan Calheiros (MDB-AL), deve ocorrer em 20 de outubro. A expectativa é que o texto seja lido na comissão no dia anterior.

O novo cronograma foi anunciado hoje pouco antes da abertura da audiência para ouvir o depoimento do empresário bolsonarista Otávio Fakhoury, suspeito de financiar o compartilhamento de fake news em blogs, sites e redes sociais.

Ele também é apontado como integrante do chamado gabinete paralelo, estrutura de assessoramento informal ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), um dos objetos de apuração da CPI.

Aziz afirmou que a próxima semana deve ser a última de diligências. A cúpula do Comissão Parlamentar de Inquérito quer ouvir o dono da empresa VTCLog na próxima terça-feira (5); um dos médicos que fizeram denúncias contra a Prevent Senior, na quarta-feira (6); e um representante da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

A semana posterior terá um intervalo proporcionado pelo feriado de 15 de outubro (quarta). Dessa forma, segundo Aziz, o relator teria tempo suficiente para finalizar o texto com todo o resumo dos trabalhos da CPI e a conclusão da investigação.