24 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

ButanVac poderá imunizar contra covid, variantes e gripe

Previsão é de 40 milhões até setembro, com a produção iniciada mesmo antes do teste iniciado em humanos

O Instituto Butantan estuda associar a ButanVac à vacina da Influenza e outras variantes do coronavírus. Isso faria com que as mesma dose servisse como proteção não só contra a covid-19 e suas mutações, como também para a gripe.

A possibilidade está sendo avaliada em pesquisa preliminar e, caso seja bem-sucedido, poderá integrar as vacinas no ano que vem. A ButanVac ainda está em estágio de pré-produção e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o início dos testes clínicos em humanos na última quarta (8) e deverão começar em breve.

A possibilidade da associação entre as duas vacinas se dá pela engenharia de desenvolvimento da nova vacina do Butantan.

Produção

A pedido do governo João Doria (PSDB), o Butantan já iniciou a produção da ButanVac no mês passado, mesmo sem iniciar os testes em humanos. Até então, o instituto já produziu e congelou 7 milhões de doses.

A previsão é de 40 milhões até setembro. O governo e o Butantan estão otimistas. Segundo especialistas, se o imunizante seguir a linha das outras vacinas, deverá ser aprovada em cerca de seis meses.