27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Ciro tenta se aproximar de grupo do DEM

Em jantar com Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidenciável se reuniu com presidentes de partidos e diversas lideranças para trocar apoio a Geraldo Alckmin (PSDB) pelo do cearense

Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT-CE) e Rodrigo Maia (DEM-RJ) se encontraram na noite de terça-feira (19), na casa de um empresário, amigo do presidente da Câmara em Brasília e ambos levaram convidados importantes. Com Gomes estava o presidente do PDT, Carlos Lupi, e o deputado Mário Heringer (PDT-MG), que liga os dois grupos.

Já Maia esteve ao lado de uma tropa. Com ele foram o presidente do DEM, o prefeito de Salvador, ACM Neto, do deputado Orlando Silva (PC do B-SP) e de representantes dos partidos aliados nesta eleição, apoiando um mesmo candidato: os presidentes do PP, Ciro Nogueira; do Solidariedade, Paulinho da Força; e o licenciado do PRB, Marcos Pereira.

O PRB é o único do bloco que apresenta resistência a uma aliança com Ciro. O PSC, que também integra o grupo, não mandou nenhum representante.

O objetivo da reunião foi tentar reduzir as resistências ao nome de Ciro nos partidos de centro e evitar que eles fechem apoio a Geraldo Alckmin (PSDB). A estratégia foi também retratar o que disse Gomes, ao afirmar que sua prioridade era fechar primeiro aliança com o PSB e com o PCdoB, garantindo uma “hegemonia moral e intelectual”.

Participantes do jantar, que se estendeu até cerca de 1h desta quarta-feira (20), disseram que o encontro foi de aproximação.