20 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

De férias, Bolsonaro pesca, passeia de jet ski e não vai para BA, arrasada pelas chuvas

Governador baiano disse que povo saberá analisar a conduta de cada um

De férias em Santa Catarina, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), andou de moto aquática hoje na praia de São Francisco do Sul. Ele estava acompanhado de sua filha mais nova, Laura.

O presidente vem sendo criticado nas redes sociais por tirar férias e praticar atividades de lazer, como pesca, enquanto temporais atingem o sul da Bahia, deixando 20 mortes, 358 feridos, 31.405 desabrigados e 31.391 desalojados, de acordo com o balanço mais recente.

Antes de fazer o passeio no mar, Bolsonaro tirou fotos e abraçou apoiadores, o que causou aglomeração no local. O presidente chegou ontem ao estado e deve ficar até a próxima semana com sua família — não há compromissos na agenda oficial.

O local onde o chefe do Executivo fez o passeio de moto aquática estava cercado por grades para os banhistas não entrarem. Os seguranças do presidente o acompanharam na faixa da área e também dentro do mar.

O destino sulista tornou-se habitual para Bolsonaro em seus momentos de lazer. Essa é a terceira vez que ele aproveita dias de descanso no município, a cerca de 190 km de Florianópolis. Ele está hospedado em local administrado pela 5ª Divisão do Exército Brasileiro.

Bahia

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse que não quer misturar o “debate político” com a destruição provocada pelas fortes chuvas que atingem o sul do estado. O petista foi questionado sobre a postura de Bolsonaro, que apenas mandou seus ministros até a região atingida. Em resposta, Costa disse “o povo saberá analisar a conduta de cada um”.

“Quando você deixa esses temas tomarem a sua atenção, você perde o foco, e não posso perder o foco porque tenho milhares de pessoas perguntando como vão recomeçar a sua vida nesse momento. E cada um vai se alegrando ou ficando indignado com as atitudes dessa ou daquela pessoa”. Rui Costa.