28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Filarmônica de Alagoas leva hoje trilhas de filmes para o palco do Teatro Deodoro

Apresentação do espetáculo “Cine Filarmônica” acontece a partir das 20h

Filarmônica de Alagoas apresenta espetáculo nesta quinta-feira, no Deodoro. Foto: Ascom Diteal

Estendam o tapete vermelho e preparem os lenços, pois aquela trilha sonora que faz você se emocionar, vai ecoar pelo Teatro Deodoro. Não é exagero falar que todo mundo tem uma música de filme que vem fácil à mente.

Sejam aquelas mais divertidas, como a dos Simpsons, ou até mesmo as mais épicas, a exemplo da famosa “Marcha Imperial” – canção tocada em reverência ao Lord Darth Vader, em Star Wars.

Ok, mas por qual motivo estamos falando de trilhas sonoras? Porque a Orquestra Filarmônica de Alagoas, sob a direção artística e regência do maestro Luiz Martins, vai apresentar, nesta quinta-feira (28), o espetáculo “Cine Filarmônica”, que trará alguns dos maiores clássicos do gênero. Os ingressos estão à venda pelo link http://www.diteal.al.gov.br/cine-filarmonica/.

A simbiose da magia do cinema com os acordes da Filarmônica vai fazer um passeio do suspense até as grandes aventuras épicas e de ficção científica.

Os amantes da sétima arte estarão muito bem representados. Para se ter uma ideia, o repertório será tão variado que terá Alfred Hitchcock e Frozen. Ou seja, veremos o tema que antecede um dos gritos mais famosos dos filmes de suspense, até a popularíssima “Let it go”.

Esta é a terceira edição do concerto com trilhas sonoras. Elas fazem parte da memória afetiva popular, como afirma o maestro Luiz Martins.

“Temos  grande vínculo com elas, pois em geral auxiliam no processo de percepção de uma cena; quem nunca sentiu medo ao ouvir a trilha de Psicose? Aquilo tem vínculo com o nosso sistema límbico, que está associado a nossa ancestralidade. Por que uma criança sente medo do rugido de um leão mesmo sem nunca ter visto um leão? Porque lá no passado nossos ancestrais, ao saírem para caçar, se depararam uma primeira vez com um leão (e sentiram muito medo com a possibilidade de serem devorados). O coração acelerava, a pupila dilatava e o corpo entrava em estado de alerta. Os compositores de cinema se aproveitaram disso para compor as trilhas sonoras”.

A Orquestra Filarmônica de Alagoas está trazendo algumas novidades no repertório, a exemplo da trilha dos Simpsons, que também é uma vinheta muito bem escrita.

O público também poderá conferir os temas de uma Odisseia no Espaço, lançado em 1968, clássico da ficção científica e do muito criticado, porém genial, Stanley Kubrick. Ainda haverá o tema do filme A Missão, assim como Piratas do Caribe, Harry Potter, Cinema Paradiso, 20th Century Fox e Senhor dos Anéis. Tem para todos os gostos.

Os fãs dos filmes de faroeste também estarão representados, pois a Filarmônica vai tocar temas do gênero, como O bom, o Mau e o Feio. Pela particularidade do público e pela vasta gama de material, não é nada fácil escolher um repertório assim, logo que há tantas opções incríveis. A tarefa árdua de escolher apenas algumas músicas foi feita minuciosamente para que pudesse alcançar todos os públicos.

“A Filarmônica de Alagoas tem deixado uma marca muito positiva em um estado carente de ações culturais no âmbito de formação de músicos e orquestras. Infelizmente, ela é a única orquestra com porte sinfônico profissional atuando há quatro anos em Alagoas. Os desafios são inúmeros, mas temos uma equipe disposta a querer mudar essa realidade. Para isso, vamos lançar na quinta alguns programas como a nossa Escola de Música, nosso Coro Sinfônico, o Clube de Assinantes e tantas outras novidades! Nosso público e Alagoas merecem o melhore para isso não mediremos esforços”.