26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Governo revoga pisos salariais de engenharia, arquitetura, agronomia, veterinária e química

Segundo o deputado federal Paulão esse é mais um ataque criminoso do governo Bolsonaro aos trabalhadores, com o aval da Câmara

Paulão: governo ataca de forma criminosa os direitos dos trabalhadores

Uma Medida Provisória do governo Jair Bolsonaro colocou um fim nos pisos salariais de 5 categorias profissionais: Engenharia, Arquitetura, Veterinária, Agronomia e Química. A MP foi aprovada pela Câmara dos Deputados.

Esse desmonte é um ataque às conquistas dos trabalhadores brasileiros, segundo denunciou o deputado federal Paulão (PT-AL). A Medida Provisória, disse o parlamentar,  teve como relator o deputado federal Marco Bertaoilli (PSD-SP).

O piso salarial da maioria dessas categorias, que era previsto em lei, era da ordem de R$ 6,6 mil.

Para Paulão essa é mais uma faceta do desmonte provocado pelo governo Bolsonaro contra os trabalhadores brasileiros, desconsiderando as leis em nome de uma política econômica de exclusão social.

Disse ainda o deputado que o governo tem se preocupado efetivamente com os interesses dos grandes investidores do mercado capital, em detrimento da maioria do povo brasileiro e, notadamente, dos trabalhadores que estão perdendo seus direitos de forma criminosa.

“Essa história que estamos vendo agora é um triste ataque a quem trabalha para sustentar a família com dignidade. Infelizmente, a Câmara dos Deputados com a maioria governista promoveu esse desrespeito as categorias profissionais. Cabe às entidades sindicais e conselhos dessas categorias uma ação articulada para barras esse crime no Senado Federal”, disse Paulão.