25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Policia

Já condenado por homicídio, funcionário mata cachorro durante tosa em clínica pet no Barro Duro

“Eu me estressei com ele porque ele tava baixando a cabeça. Eu tava levantando e ele não queria levantar”

Um cachorro shih tzu morreu nesta quinta-feira (20), em uma clínica veterinária no Barro Duro, parte alta de Maceió. O animal teria sido vítima de negligência, segundo a polícia, por um funcionário recém-contratado.

O animal foi deixado no local para banho e tosa e estava morto quando os tutores foram buscá-lo. O homem, responsável pela morte do cachorro, inclusive já responde na Justiça pelo crime de homicídio. A informação é do delegado Leonam Pinheiro.

De acordo com imagens do circuito de segurança, é possível ver que o homem apertando a coleira do cachorro em pregos na parede. Ele sai por um momento e quando volta o cão, que se chamava Bento, já está morto. Por sufocamento.

O funcionário deu dois tapinhas na cabeça do animal, que não reagiu. Ele confessou o crime, dizendo que apertou a coleira porque o cachorro o estressou: “eu me estressei com ele porque ele tava baixando a cabeça. Eu tava levantando e ele não queria levantar”, disse o homem.

A responsabilização penal será aplicada com a pena de até 5 anos de reclusão, com acréscimo de um terço, já que houve resultado morte, o que vai totalizar de 6 a 7 anos de prisão, dos quais ele vai cumprir apenas um ou dois.

Procon

De acordo com o diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, a clínica veterinária onde um cachorro foi morto durante a realização de uma tosa, também poderá ser responsabilizada pelo falecimento do animal, juntamente com o funcionário apontado como autor do crime.

A responsabilização da clínica é feita por ela também ter que assegurar a segurança dos animais atendidos. Com isso, a clínica poderá responder por danos materiais e danos morais.

No perfil oficial da clínica no Instagram, a É o Bicho diz lamentar o fato e que nunca compactuaram com qualquer violência contra animais.