26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

JHC cria banco de currículos para garantir acesso a estágio para jovens

Estudantes universitários podem enviar currículos para o e-mail e ingressarem nas equipes das secretarias municipais

Prefeito JHC oportuniza aos jovens a estagiar na gestão municipal. Foto: Edvan Ferreira

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou, nesta quinta-feira (12), a criação do banco de currículos que vai garantir estágios aos estudantes universitários da capital.  O anúncio aconteceu no auditório do Senai, no bairro do Poço, durante comemoração do Dia Mundial da Juventude.

“O estágio é a oportunidade que a gente consegue dar para quem precisa ter sua primeira experiência profissional. A gente espera que iniciativas como essa possam estruturar outras ações e nada melhor que os jovens para ousar, criar e trazer novas alternativas para velhos problemas e de forma totalmente transformadora. Acredito muito na capacidade de cada um de vocês”. JHC.

Os estudantes interessados em participar devem enviar seus currículos para estágio através do e-mail [email protected] para que seja analisado e o contrato seja feito de acordo com as demandas de cada secretaria, a exemplo do que explica a secretária municipal de Gestão, Rayane Tenório.

“Estamos democratizando a oferta de vagas para aqueles estudantes que queiram fazer parte do time e contribuir com a Prefeitura de Maceió. Quem quiser fazer parte do quadro da Prefeitura através de estágio deve enviar o currículo para nosso e-mail que iremos selecioná-los”. Rayane Tenório.

Oportunidade

Durante a solenidade, 15 jovens já tiveram seus contratos assinados pelo prefeito JHC, como é o caso do Carlos André Nascimento que é estudante de Ciências Contábeis e já está estagiando na Prefeitura de Maceió. Para ele, os jovens sempre tiveram dificuldades, mas com políticas públicas que visam à empregabilidade da juventude, passa a existir uma esperança.

“O estágio é uma oportunidade porque é uma troca contínua, e uma experiência essencial para a nossa formação. Nós vimos que as dificuldades sempre existiram, mas quando temos políticas públicas, passamos a ver um clarão no fim do túnel e que vai deixar esse caminho mais fácil. A Prefeitura tem tido atitudes que nos levam a ter mais confiança”. Carlos André Nascimento.

A ideia também é compartilhada por Renata Silva, que é estagiária da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), e aconselha os jovens a seguirem estudando e buscando alcançar seus objetivos.

“Estagiar é uma experiência que adquirimos e podemos nos desenvolver tanto na vida profissional, quanto na academia. Foi uma oportunidade que conseguimos através do banco de currículos. Meu conselho é que os jovens continuem estudando, que se dediquem porque só assim é possível alcançar os objetivos”. Renata Silva.

Como forma de comemorar o Dia Mundial da Juventude, o Município realizou um bate-papo com jovens universitários para tratar de inovação, empreendedorismo, tecnologia, entre outros assuntos. Durante toda a semana, a Secretaria Especial de Políticas para a Juventude está realizando uma série de ações para comemorar o Dia Mundial da Juventude.

“Celebrar esse dia é muito importante, tendo em vista o momento que estamos vivendo. Hoje batemos um papo com os jovens universitários sobre diversos temas. O jovem de Maceió enfrenta diversos obstáculos por falta de oportunidade e capacitação, e nós temos dado essas oportunidades através do ‘#EmpregaJovemMcz’ que hoje é o grande desafio da nossa juventude”. Rodolfo Barros, secretário-adjunto da Juventude.

Durante o bate-papo, os jovens puderam dialogar com o prefeito de Maceió, JHC. Na ocasião, a juventude fez uma série de perguntas e sugestões para o gestor.