15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Lobão apresenta PL do Dia Estadual da Conscientização sobre o uso Medicinal da Cannabis

Data seria lembrada como o dia em que a ALE realizou, de forma inédita, uma sessão especial para debater o tema

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado Lobão (MDB) que institui o Dia Estadual da Conscientização sobre o uso Medicinal da Cannabis, a ser celebrado anualmente no dia 13 de junho.

O parlamentar explica que o tema do uso medicinal da cannabis é cercado de preconceitos que dificultam e sua utilização em prol da saúde e da restauração da qualidade de vida de centenas de alagoanos.

“As substâncias da cannabis apresentam resultados surpreendentes no tratamento de esclerose múltipla, glaucoma, Aids, epilepsia e dores crônicas e neuropáticas em geral, como aponta um gabaritado estudo da Faculdade Federal de Medicina de São Paulo. A cannabis já é regulamentada para fins terapêuticos em vários países, como Israel, Canadá, Estados Unidos, e mais recentemente na Austrália”.

Sobre a escolha do dia 13 de junho, Lobão explica que a data será lembrada como o dia em que a Assembleia Legislativa de Alagoas realizou, de forma inédita, uma sessão especial para debater o tema.

“Foi um marco histórico na luta contra o preconceito e pela conscientização, o início dos debates nesta Casa e as iniciativas legislativas sobre o uso medicinal da cannabis,a exemplo da apresentação de um projeto de lei de minha autoria, que dispõe sobre o acesso universal de saúde com produtos de cannabis e seus derivados, o fomento à pesquisa sobre o uso medicinal e industrial desta substância e adota outras providências correlatas”.