27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Mutação do coronavírus causou 2ª onda na Europa

Cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original

Coronavirus-Covid-19 – Movimentação de ambulâncias, pacientes, enfermeiros, bombeiros e socorristas no Hospital Regional da Asa Norte, local de referência para paciebtes com a Covid-19. Sérgio Lima/Poder360 04.04.2020

Os casos de covid-19 na Europa aumentaram por causa de uma mutação no novo coronavírus, que foi rastreada a partir da Espanha. Essa é a conclusão dos estudos de uma universidade suíça, a ETH Zürich.

Centenas de mutações do novo coronavírus já foram identificadas na Europa. Mas de acordo com esse estudo, poucas foram tão difundidas como essa nova mutação, chamada de “20A.EU1”. Ela teria sido responsável por gerar a 2ª onda no continente.

Diante de uma nova onda de contaminações e de um número sem precedentes de casos da covid-19, a Europa foi obrigada a voltar a colocar em quarentena milhões de pessoas.

Mas, desta vez, um princípio norteou as decisões em Paris, Roma, Dublin e Berlim: fechar as escolas apenas como último recurso e depois que todas as medidas já tenham sido adotadas.

Ainda de acordo com o estudo, a mutação provavelmente se originou em trabalhadores agrícolas no nordeste da Espanha, onde foi registrada pela primeira vez em junho. Depois aconteceram eventos “super espalhadores” durante o verão europeu.

Isso ficou agravado quando as viagens pela Europa foram liberadas. Em julho, seis países já teriam registrado a presença da mutação “20A.EU1”.

Segundo o estudo, 4 em cada 5 casos novos no Reino Unido aconteceram por causa dessa mutação. Os cientistas relacionaram esse índice a transmissões individuais ocorridas em julho e agosto.

Os cientistas não conseguiram concluir se a mutação é mais perigosa do que o vírus original, pois, segundo eles, “a ausência de sequenciamento consistente e uniforme em toda a Europa limitou os esforços”.