29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Brasil

Nova pesquisa Exame/Ideia mostra Lula com 40% e Bolsonaro com 29% das intenções de votos

No cenário de segundo turno, Lula se mantém à frente de todos os concorrentes

Nova pesquisa eleitoral e Lula se mantém bem à frente de Bolsonaro

A nova pesquisa Exame/Ideia sobre a eleição presidencial publicada no final da noite desta quarta-feira (23) mostrou que o ex-presidente Lula (PT) segue bem à frente do atual mandatário, Jair Bolsonaro (PL), que disputa a reeleição.

O petista aparece com 40% das intenções de voto na sondagem estimulada, contra 29% do presidente de extrema direita. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) surgem empatados na preferência do eleitorado, com 9% cada, enquanto Eduardo Leite (PSDB) tem 2%, ficando à frente do ainda companheiro de legenda João Doria (PSDB), que registrou apenas 1%.

A diferença de Lula para Jair Bolsonaro, de 11%, parece comprovar que a diminuição da margem entre eles, registrada em pesquisas do começo do mês, estancou e tem retomado a tendência de maior distanciamento a favor do ex-presidente.

Em cenários de 2° turno, o líder de esquerda aparece vencendo todos os candidatos com significativa margem. Contra Bolsonaro, Lula venceria por 50% a 37%, enquanto que num embate com Ciro Gomes o placar ficaria 48% a 30%. Em relação a Sergio Moro, o antigo mandatário se elegeria com 48% das intenções de voto, contra 33% do ex-juiz.