11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Paulo Dantas recebe proposta de estadualização do transporte universitário

Reitor da Ufal, Josealdo Tonholo, e o professor Welton Roberto defenderam medidas para fortalecer a permanência de estudantes em sala de aula

O governador Paulo Dantas recebeu, nesta quinta-feira, (28), o reitor da Universidade Federal de Alagoas, Josealdo Tonholo, o pró-reitor Alexandre Marques, o professor Welton Roberto e outros acadêmicos.

Eles solicitaram o apoio do Governo de Alagoas para estadualizar o transporte intermunicipal dos universitários e acabar com a evasão por dificuldades logísticas de estudantes que moram em outros municípios onde não ficam as sedes da Ufal.

Dados econômicos e sociais que apontam que 70% do total de 29 mil estudantes tem renda familiar de 1,5 salário mínimo/mês.

Paulo se mostrou preocupado com a situação dos alunos que abandonam os cursos por conta da logística. Para tentar solucionar essa situação, o governador se comprometeu em analisar um projeto que auxilie o sistema de transporte dos universitários.

O reitor saiu satisfeito com a conversa após a garantia que um novo encontro deve ocorrer para apresentar ações que tragam conforto e segurança no deslocamento dos estudantes da cidade de origem até à universidade.

Leia mais: Welton Roberto celebra 30 anos de advocacia ao lado de Paulo Dantas, Renan Filho e Paulão

“Quando se estadualiza o transporte e garantimos bolsas para os universitários, o governo põe fim à insegurança da mobilidade intermunicipal. E essa proposta ainda evita que estudantes, que muitas vezes dependem, exclusivamente, da boa vontade de alguns gestores municipais, abandonem seus cursos na universidade”. Welton Roberto, professor do curso de Direito da Ufal.

Fortalecimento Social

Welton lembrou que sete mil estudantes da Ufal, Ifal e da Uneal são vulneráveis, e necessitam do sistema público de locomoção para estudar.

“A gente quer que esses sete mil estudantes tenham o acompanhamento universal do Estado. E com essa cooperação a gente vai conseguir que esses alunos tenham a oportunidade de se formar sem nenhuma dificuldade em relação ao transporte. Hoje um dos maiores fatores de evasão tem sido a ausência de grana para se deslocar”. Welton Roberto.

Diante do que foi discutido e apresentado pelo governador, Welton saiu satisfeito com o resultado do encontro. “A reunião foi de extrema importância e produtividade.

A gente está trabalhando para conseguir essa solicitação, pois houve uma interlocução muito boa entre o Estado e a universidade. Essa aproximação faz com que a gente consiga fazer parcerias importantes na formação, no desenvolvimento de tecnologia, ciência e cultura, que é um dos papeis do estado quanto capacitador e catalizador dessas pautas”, afirmou.