25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Programa do Sesi revela talento na natação para cegos

Willian Costa, de 29 anos, ganhou duas medalhas de ouro nos Jogos do Paradesporto de Alagoas

Willian, ao centro, segura bandeira do Sesi | Divulgação

Talento, superação e muita força de vontade. Três expressões que explicam o sucesso de mais uma revelação no esporte do Programa Sesi Pessoas com Deficiência (PSPCD) em Alagoas. O nome dele é Willian Costa, de 29 anos, cego e ganhador de duas medalhas de ouro na natação dos Jogos do Paradesporto de Alagoas, realizados em Arapiraca de 31 de março a 3 de abril.

William foi o mais rápido nas categorias 50 metros livres e 50 metros nado de costas. O resultado é fruto de muito treino, acompanhado de um grande esforço, pois ele mora em Japaratinga, distante 120 quilômetros de Maceió, onde treina na Vila Olímpica do Sesi às terças e quintas-feiras.

Para chegar à capital, pega carona em um veículo da Prefeitura de Japaratinga que viaja para a capital de madrugada e, muitas vezes, retorna à cidade do Litoral Norte tarde da noite. São cerca de duas horas e meia a cada viagem. Mas, o carinho e o apoio que recebe, tanto da equipe do Sesi, quanto dos companheiros do PSPCD, o motivam.

A transformação e o bem-estar que o programa proporciona, também. “Estou há três meses e tem sido muito importante para mim. [O PSPCD] mudou muito minha vida. Perdi uns quilinhos e conheci vários amigos. A gente conversa, brinca e motiva um ao outro”, destacou.

Feliz com a surpresa proporcionada por Willian, o coordenador do Programa Sesi Pessoas com Deficiência, professor Pablo Lucini. “Nós estamos com uma safra de pessoas muito boas. O índice foi excelente, não tenho medo de afirmar que ele é o melhor nadador com deficiência visual de Alagoas, isso tudo está registrado”, revela.

Os próximos desafios da revelação serão em Recife-PE e Fortaleza-CE. Se alcançar o índice na capital cearense, o nadador do Sesi irá competir numa prova internacional em Buenos Aires, na Argentina, no final deste ano.