27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Mundo

Com covid-19 e sem cloroquina, Trump passará os próximos dias em hospital militar

Presidente dos EUA respira sem ajuda de aparelhos

A Casa Branca afirma que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está bem, que não precisa receber oxigênio suplementar e que deve passar os próximos dias trabalhando em um hospital militar nos arredores de Washington.

O presidente, que disputa a reeleição, contraiu a covid-19. Como terapia, ele tem sido tratado com o antiviral Remdesivir, segundo informações da Casa Branca. Ou seja: ele não está usando cloroquina. E muito menos injetando água sanitária nos pulmões, como havia sugerido meses atrás.

A notícia do contágio abalou a corrida pela Casa Branca, a um mês das eleições presidenciais de 3 de novembro. O candidato democrata à presidência, Joe Biden, que lidera as pesquisas de intenção de voto a nível nacional, testou negativo para coronavírus três dias depois do primeiro debate com Trump e pediu para que a população leve a sério a doença e “use máscara”.

Atrás nos números, o gerente de campanha de Trump, Bill Stepien, afirmou que todos os eventos com o presidente passarão a ser virtuais ou serão adiados temporariamente.

O segundo debate televisionado com Biden, agendado para 15 de outubro em Miami, também pode sofrer mudanças. Trump, que costuma se gabar de ter uma saúde de ferro, manteve nas últimas semanas uma agenda de campanha lotada, apesar da pandemia, que atingiu duramente os Estados Unidos.

Risco

Trump, de 74 anos, e Biden, de 77, são considerados do grupo de risco diante da covid-19, responsável por mais de 207.000 mortes e 7,2 milhões de contaminações nos Estados Unidos, país mais atingido do mundo pela pandemia.

A Casa Branca garantiu que o 45º presidente dos Estados Unidos segue exercendo o cargo, mas passará os próximos dias em um hospital militar, onde está desde ontem.