26 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Defesa Civil de Maceió atende diversas ocorrências no final de semana e monitora chuvas

Equipes trabalham em nível operacional de alerta para atender possíveis chamados da população

A Coordenadoria Especial Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) atendeu 15 Registros de Ocorrências em decorrência das chuvas que caíram na em Maceió nas últimas 24 horas. A maioria dos acionamentos foram de deslizamento de barreira em nove bairros da capital.

Os pluviômetros instalados em Maceió registraram um volume maior de chuva na região do Benedito Bentes, com acumulado nas últimas 24 horas de 79,6mm, e menor volume no Pontal da Barra, com acumulado de 49,7mm.

As equipes de Defesa Civil estão trabalho em nível operacional de Alerta dentro do Protocolo de Proteção e Ação da Defesa Civil de Maceió, devido à chuva já registrada em Maceió e a manutenção do Alerta Meteorológico pela Sala de Alerta da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) de chuva moderada a forte neste domingo (26) e segunda-feira (27).

Entre as ocorrências registradas e atendidas pela Defesa Civil neste domingo estão nove pontos de deslizamento de barreira nos bairros Cruz das Almas, Barro Duro, Benedito Bentes, Serraria, São Jorge e Bebedouro.

Além destas, foram registrados ainda o transbordo do Riacho do Silva, em Bebedouro, desabamento parcial de teto de uma casa no bairro do Pinheiro, entre outros.

A Defesa Civil de Maceió esteve durante todo o dia com as equipes operacionais e de monitoramento nas ruas realizando também vistorias preventivas em Bebedouro, Chã da Jaqueira, Flexal de Cima, Chã de Bebedouro, Tabuleiro do Martins, Santo Amaro e na região afetada pela instabilidade de solo em decorrência da atividade de mineração – segundo relatório da CPRM.

“Estamos com todas as equipes trabalhando em nível operacional de alerta para atender possíveis chamados da população. É importante lembrar que estamos no período chuvoso e estas chuvas que caem na capital são previstas nesta época do ano. Então a orientação para as pessoas que moram em áreas de risco é que fiquem atentas e procurem abrigo caso não se sintam seguras durante a chuva e acionem a Defesa Civil”. Dinário Lemos, coordenador geral da Defesa Civil de Maceió.

O acionamento no final de semana deve ser feito pelo Corpo de Bombeiros, no número 193.