20 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

Prefeito de NY dá recado para Bolsonaro: “se não quer se vacinar, nem venha”

O primeiro-ministro Britânico também deu o recado de que vacinas salvam vidas; Presidente deve discursar amanhã na ONU

O prefeito de Nova York, Bill De Blasio, cobrou que líderes mundiais que participarão da 76ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) para que se vacinem contra a Covid-19.

Leia mais: Bolsonaro chega a NY sob protestos e é barrado em restaurantes por não ser vacinado

E falando diretamente para Bolsonaro, disse que quem se recusa a fazê-lo não deveria ir ao evento. Bolsonaro diz não ter sido vacinado, mas mantém sigilo de um século no seu cartão de vacinação.

“Precisamos mandar uma mensagem a todos os líderes mundiais, especialmente Bolsonaro, do Brasil, de que se você pretende vir aqui, você precisa ser vacinado. E se você não quer se vacinar, nem venha, porque todos devem estar seguros juntos. Isso significa que todo mundo deve estar vacinado”. Bill De Blasio em entrevista coletiva.

Bolsonaro é o único dos 19 chefes de Estado do G20 — grupo das maiores economias do mundo, mais a União Europeia — que declarou não ter sido imunizado contra a covid-19, segundo levantamento da BBC.

Boris Johnosn

De forma mais diplomática, o primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, também recomendou que o presidente brasileiro tomasse a vacina contra a Covid-19. Ambos se encontraram hoje, em reunião oficial.

Boris Johnson teria elogiado a vacina da AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e afirmando que já tomou duas, em referência às duas doses necessárias. Bolsonaro, segundo a agência de notícias AP, então teria rido e respondido que não se vacinou.

Após o encontro, p gabinete de Boris Johnson divulgou um pronunciamento no qual afirma que o primeiro-ministro apontou a importância das vacinas para o combate à pandemia e enfatizou a importância do papel que o imunizante de Oxford/AstraZeneca desempenhou no Reino Unido, no Brasil e em outros lugares.