26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Tutmés Airan determina que Gilberto Gonçalves retorne à prefeitura de Rio Largo

Ele havia sido cassado por ter nomeado sua filha de 18 anos e usar de forma irregular veículos da prefeitura.

largoO presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), desembargador Tutmés Airan, determinou nesta sexta (26) o retorno imediato de Gilberto Gonçalves ao cargo de prefeito de Rio Largo.

Em sessão extraordinária do último dia 17, a Câmara Municipal de Rio Largo havia cassado o mandato de Gonçalves em votação cujo placar foi de 10 votos a 1, por ter nomeado sua filha de 18 anos e usar de forma irregular veículos da prefeitura.

Em seu lugar, a vice-prefeita da cidade, sua esposa Cristina Gonçalves, assumiu o cargo.

Tutmés Airan afirma que não há prova substancial de que o prefeito tenha trazido consequências para o Município ao nomear a filha de 18 anos para um cargo na Prefeitura, proibido pela Lei Orgânica do Município. E segundo o desembargador, não ficou provado que Gilberto Gonçalves tinha conhecimento do fato ou que havia autorizado o uso do veículo.

Denúncias

Segundo a denúncia que levou à cassação, Gilberto Gonçalves teria nomeado a filha de 18 anos para um cargo na Prefeitura, o que é proibido pela Lei Orgânica do Município  Outros dois filhos do prefeito seriam sócios de uma empresa de administração e também foram nomeados para a Secretaria de Governo, o que também fere o regime jurídico único e a Lei Orgânica.

O prefeito também é acusado de utilizar veículos da prefeitura para transporte particular.