27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Parque Municipal recebe animais após reabilitação

Cetas recebe animais que são resgatados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou por meio da entrega voluntária

Animais que estavam em reabilitação no Ibama foram soltos no Parque Municipal. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Sudes

Considerada uma das maiores reservas da Mata Atlântica em Alagoas, o Parque Municipal de Maceió, situado no bairro de Bebedouro, é uma área extensa para preservação da fauna e da flora nativa.

Além do plantio de espécies arbóreas, o local também realiza periodicamente a reintrodução de animais silvestres que foram reabilitados em cativeiro após acidentes, como aconteceu na última semana com a soltura de quatro aves. O Parque recebeu três carcarás – espécie de ave de rapina da família dos falconídeos – e um urubu.

Os animais estavam em reabilitação há quase oito meses e vinham sendo acompanhados no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que fica na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) em Alagoas, no bairro Farol. No Cetas, o trabalho de recuperação acontece por meio de parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

Três carcarás e um urubu foram reintroduzidos após reabilitação. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Sudes

As quatro aves reintroduzidas sofreram acidentes. Segundo explica André Sales, que é biólogo do IMA, é comum ocorrências em que animais se chocam com ônibus, carros ou vidraças de prédios, causando danos como quebra de patas ou das asas.

O profissional destaca importância da soltura das aves, ação que visa devolver os animais a seus habitats naturais e trazer de volta a importância ecológica que cada um possui.

“Todo ser vivo, no meio ambiente, tem sua importância ecológica. Essas aves são oportunistas e fazem a limpeza dos ambientes, visto que se alimentam de pequenos insetos e outros materiais orgânicos. Por terem passado por esse processo de reabilitação, período em que estiveram próximas a seres humanos, as aves vão ser diferentes dos outras que nascem e crescem no meio ambiente. Então, no Parque Municipal, pelo tratamento e cuidado da equipe da reserva, elas devem viver bastante tempo”. André Sales, biólogo do IMA.

O Cetas recebe animais que são resgatados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou por meio da entrega voluntária realizada pela população. No local, os animais recebem toda a assistência veterinária e clínica para que sejam reabilitados antes da soltura.

Ao encontrar um animal machucado, o cidadão deve entrar em contato com o BPA pelo número (82) 3315-4325 ou com o Cetas no telefone (82) 2122-8329. O setor do Ibama funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 08h às 12h.

Animais que estavam em reabilitação no Ibama foram soltos no Parque Municipal. Foto: Alexandre Vieira/ Ascom Sudes