27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Rui Palmeira e Nonô assinam 102 contratos para a Saúde

Novos serviços passaram a ser oferecidos pela rede pública de Maceió, como tomografia computadorizada e ressonância

Nesta quarta-feira (16), o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, e o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, assinaram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) 102 contratos, por meio de edital com prestadores de serviços de assistência à Saúde.

Eles já começaram a atuar de imediato e foram distribuídos em hospitais, clínicas e postos de saúde da parte alta da cidade. O recurso para as contratações foi repassado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Financiamento da Média e Alta Complexidades (MAC).

“Nós vamos descentralizar os serviços, já que havia uma centralização muito grande na parte baixa; assim vamos facilitar a vida dos cidadãos que precisam de determinados exames e, agora, poderão fazer isso mais perto das suas casas”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Com as contratações das entidades privadas e filantrópicas, novos serviços passaram a ser oferecidos pela rede pública municipal, como tomografia computadorizada e ressonância. Os serviços vão além da assistência básica de saúde municipal.

De acordo com o secretário, as contratualizações permitem aprimorar o planejamento, possibilitando mais controle e atendimento de qualidade aos usuários do  Sistema Único de Saúde (SUS) de Maceió.

“Digo, com muito orgulho, que Maceió é a única capital com mais de 700 mil habitantes que contratualiza a sua relação com seus prestadores. A contratualização é, na verdade, a democratização do atendimento à Saúde. As vantagens são diversas e nós estamos tornando o processo claro e transparente, melhorando a eficiência interna da pasta, o controle e os serviços prestados à população”. José Thomaz Nonô, Secretário de Saúde do Município.