27 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Defesa Civil: Apesar das chuvas desta semana, não necessidade de evacuação

Além da chuva, leva-se em conta a estrutura dos imóveis e os danos ao solo

Em janeiro, chuva pioraram a situação do Pinheiro

Entre a noite de quarta (12) e esta quinta-feira (13), foram registrados 35 milímetros de chuva em Maceió. E diante da situação dos bairros do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, moradores já ficaram apreensivos: é preciso evacuar as regiões>

Antes mesmo do laudo do CPRM, o asfalto cedeu durante forte chuva e um prédio precisou ser evacuado no final de Janeiro, no bairro do Pinheiro. E de acordo com o plano de contingência, se ocorrer um volume de chuva entre 30 e 40ml em uma hora nas regiões afetadas, é preciso agir e iniciar evacuações das áreas de risco.

Entretanto, de acordo com a Defesa Civil Municipal de Maceió, existem dois limites para iniciar as fases de evacuação: de 30 a 40 milímetros de chuva no período de uma hora ou 70 milímetros em 24 horas.

Além disso, leva-se em conta a estrutura dos imóveis e os danos ao solo, e a previsão meteorológica. E como observado pela Defesa Civil, não há previsão de chegar à última fase, a necessidade de evacuação.

A Sala de Alerta da Semarh divulgou a previsão do tempo para esta quinta e, apesar de o tempo ficar instável durante todo o dia, vai haver momentos de tempo seco. A expectativa é que até o final do dia chova entre 50 e 60 milímetros em Maceió e cerca de 80 milímetros no Litoral Norte.

Reprodução do Mapa das áreas de risco