26 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Prefeitura e CPRM definem ações para Pinheiro, Bebedouro e Mutange

Relatório técnico é fundamental para a definição do plano de trabalho da Prefeitura no atendimento à população

O prefeito Rui Palmeira recebeu técnicos do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na sede da Prefeitura de Maceió, no Jaraguá. No encontro, foram apresentados os detalhes do relatório técnico divulgado na última quarta-feira (08) e que serão utilizados pela Defesa Civil Nacional e Municipal para definição das novas ações a serem executadas nos bairros Bebedouro, Mutange e Pinheiro.

A atividade de mineração foi apontada pela CPRM como a principal responsável pelos problemas na região. Para o prefeito, o relatório técnico é fundamental para a definição do plano de trabalho da Prefeitura no atendimento à população dos bairros afetados.

“Agradeço o trabalho desenvolvido pelos técnicos da CPRM. Agora é hora de, a partir do que foi concluído, planejar as ações que vão atender os moradores daquelas áreas. Já estou, com a Procuradoria do Município, trabalhando nas ações que vamos entrar contra a empresa, buscando ressarcimento para os moradores e também para os cofres públicos”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

O vice-prefeito de Maceió e secretário municipal de Assistência Social, Marcelo Palmeira, falou da importância do encontro para esclarecer os pontos de atenção e nortear a assistência à população.

“Hoje vamos tratar das ações sociais, ver os mapas, ver se as áreas continuam de risco e como o novo planejamento vai se comportar após o laudo. Essa é uma cobrança justa dos moradores, de toda a sociedade e da gestão municipal. Os técnicos vieram para que pudéssemos fazer essas indagações e possamos, posteriormente, passar para os maceioenses”. Marcelo Palmeira, vice prefeito de Maceió.

Gestores municipais participam de reunião técnica com a CPRM e Defesa Civil Nacional. Foto:Marco Antonio/Secom MaceióFoto:Marco Antonio/Secom Maceió

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, o estudo, que durou cerca de um ano, contou com uma grande integração de dados, o que possibilitou o que eles avaliam como sucesso de resultados.

“Foi uma reunião importante com a presença do prefeito, de vários secretários municipais e da Defesa Civil Nacional e Municipal, para discutir, no detalhe, o que o Serviço Geológico do Brasil fez nesse último ano no bairro do Pinheiro. O objetivo foi tirar todas as dúvidas sobre o trabalho executado ao longo de um ano”. Thales Queiroz Sampaio, assessor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM.

O novo mapa de feições está sendo trabalhado a quatro mãos, junto com a Defesa Civil, especialmente a Nacional. Até o final da próxima semana ele deve ser bem compreendido pelos secretários da Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal. O desafio é transformar uma linguagem cientifica numa linguagem que possa ser compreendida por toda a população.

Participaram da reunião os gestores municipais de Educação, Ana Dayse Dórea, de Transporte e Trânsito, Antônio Moura, de Infraestrutura, Mac Lira, de Desenvolvimento Sustentável, Gustavo Acioli Torres, de Governo, Eduardo Canuto, e da Defesa Civil, Dinário Lemos.

B

Braskem paralisou atividades

A empresa Braskem divulgou uma nota nesta quinta-feira (9), informando que vai paralisar as extração de sal e interromper atividades das fábricas de cloro-soda e dicloretano localizadas no bairro do Pontal da Barra em Maceió/AL.

A Braskem foi considerada responsável pelo afundamento do solo e rachaduras na região dos bairros do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, todos atualmente em estado de calamidade, após ser divulgado o relatório da CPRM. O Governo do Estado, através do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), informou, na noite desta quarta-feira (8), por meio de nota, que ia interditar mais quatro poços.

No início de abril, as mesmas partes havia pedido bloqueio de R$ 6,7 bilhões da empresa e nesta manhã o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (PSDB), se pronunciou nas redes sociais e disse que cobrará na justiça o ressarcimento para os moradores e para o município.